Sejam Bem Vindos

Olá,
Fiquem a vontade para navegar no meu blog, temos aqui a finalidade é discutir questões relacionadas a Educação, Tecnologia, Religião, Política, Sociedade, Historia, Prática Pedagógica, Pedagogia Empresarial etc. Bem como manter o público atualizado sobre os eventos (cursos,seminários,congressos, amostras culturais etc) que acontecem na área de Educação e/ou tecnologia.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasilia a capital do Brasil completa 50 anos. 21/04/2010

Sociedade



Uma habilidade típica dos grandes empreendedores é a visão de do amanhã é saber enxergar longe. Muitas das grandes realizações que ocorreram no mundo, inclusive, foram feitas por meio de pessoas que tinham visão de futuro.
Foi o que aconteceu com Juscelino Kubitschek. Quando ele pisou pela primeira vez na região que anos mais tarde seria a capital do Brasil, ele falou: "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino". Frase que foi publicada no Livro de Ouro de Brasília.
A proposta de transferir a capital do Brasil para o interior do país remonta ao século XVIII, mas até então nenhum presidente tinha tirado a ideia do papel. JK sabia que a região era próspera e, por isso, decidiu levar o projeto adiante mesmo com a resistência da oposição e de alguns governistas que acreditavam que o plano não daria certo.
A visão empreendedora de Juscelino ajudou-o a erguer Brasília. Hoje, a capital é uma das mais prósperas do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem mais de dois milhões de habitantes e apresenta uma das melhores rendas per capita do Brasil.
A transferência da capital para o Planalto Central também levou desenvolvimento para o interior do país, antes limitado ao litoral. A ousadia de JK ajudou, ainda, a integrar as regiões por meio das estradas que foram construídas por conta da construção de Brasília e revelou cidades com grande potencial econômico, mudando a cara da economia do Brasil.
Hoje, prestes a completar 50 anos, a capital revela problemas como qualquer outra grande cidade do Brasil. Além disso, vive atualmente uma das maiores crises políticas de sua história. Porém, como brasileiros que somos não podíamos deixar de homenageá-la.
Mesmo com todos os percalços, não podemos esquecer que Brasília nasceu de um sonho, de uma atitude empreendedora que serve de exemplo para muitos empreendedores.
Parabéns, Brasília!

Nenhum comentário: