Sejam Bem Vindos

Olá,
Fiquem a vontade para navegar no meu blog, temos aqui a finalidade é discutir questões relacionadas a Educação, Tecnologia, Religião, Política, Sociedade, Historia, Prática Pedagógica, Pedagogia Empresarial etc. Bem como manter o público atualizado sobre os eventos (cursos,seminários,congressos, amostras culturais etc) que acontecem na área de Educação e/ou tecnologia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Gestão Orgânica

Gestão Empresarial




Muitas vezes não enxergamos a ordem de uma organização, isso não quer dizer que não exista. “Para que as organizações funcionem de forma eficaz, elas têm que identificar e gerenciar processos inter-relacionados e interativos.” (NBR ISO 9000:2000, item 2.4)

Identificar é o primeiro verbo=ação (“elas TÊM que identificar…”). Identificar os processo inter-relacionados e interativos. Isso quer dizer que já existem processos naturais em cada organização. É preciso identifica-los, para depois gerencia-los.

Organizar é verbo transitivo, que significa dispor as coisas de forma a que elas concorram para determinado fim.

Organizar vem de órgão, substantivo masculino, que se refere a cada uma das partes de um organismo que exerce uma função própria.

Organismo, também substantivo masculino, é conjunto de órgãos que constituem um ser vivo; corpo organizado que tem existência própria; conjunto de partes organizadas que tendem para determinado fim.

Assim, uma empresa, um negócio, uma organização tem o seu paralelo natural com um ser vivo. Ela é um ser vivo, uma pessoa (jurídica).

O coração não precisa pedir permissão para exercer a sua função. O coração, o fígado, os rins, o pulmão, “a turma toda”, são co-ordenados pelo cérebro (“apropriada combinação de meios”), que analisa, identifica as necessidades prementes de cada processo e distribui endorfinas, para que o conjunto das partes tendam para determinado fim… Tudo em perfeita harmonia.

Se você já assistiu a qualquer um desses documentários sobre o corpo humano, talvez se lembre do “caos” que é o trânsito de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Você consegue imaginar as hemácias alinhadas? Eu não. No entanto, existe ordem, porque elas concorrem (correm juntas) para determinado fim, regular, dispostas numa determinada forma. Mesmo que eu não a entenda, não quer dizer que não existe uma forma ordenada.

A endorfina é um neurotransmissor, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.

A endorfina é produzida em resposta a um estímulo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem estar.

Durante o orgasmo essa substância é liberada na corrente sangüínea, provocando uma intensa sensação de relaxamento no casal. Alguns até adormecem…

Os efeitos principais das endorfinas são:
Melhoram a memória;
Melhoram o estado de espírito (bom humor);
Aumentam a resistência;
Aumentam a disposição física e mental;
Melhoram o nosso sistema imunológico;
Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
Aliviam as dores.

Assim, numa organização (grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conforma a ISO 9000) um sistema de gestão deve(ria) proporcionar o mesmo efeito (guardadas as devidas proporções, rsrsrs) das endorfinas.

Fonte: http://www.mh.etc.br/blog/desenvolvimento-organizacional/gestao-organica

Um comentário:

sholtz disse...

Muito obrigado pela referência ao nosso blog. Com um abraço. Sergio Holtz, www.mh.etc.br