Sejam Bem Vindos

Olá,
Fiquem a vontade para navegar no meu blog, temos aqui a finalidade é discutir questões relacionadas a Educação, Tecnologia, Religião, Política, Sociedade, Historia, Prática Pedagógica, Pedagogia Empresarial etc. Bem como manter o público atualizado sobre os eventos (cursos,seminários,congressos, amostras culturais etc) que acontecem na área de Educação e/ou tecnologia.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As pessoas nascem empreendedoras?

 EMPREENDEDORISMO


Existem diversas razões pelas quais uma pessoa começa a empreender. Alguns vêem uma oportunidade a ser explorada, outros querem aproveitar o conhecimento adquirido em sua carreira profissional, e ainda há os (vários) que iniciam um negócio por necessidade financeira.

Independente da razão envolvida, estas pessoas nasceram com espírito empreendedor ou desenvolveram esta característica ao longo da experiência de vida? Com exceção dos que o fazem por extrema necessidade, eu acredito que todo empreendedor tem este perfil como parte de sua personalidade.

O que acontece é que ao longo da experiência de vida de cada um, as situações vividas levam a pessoa a tomar atitudes empreendedoras ou não. Por exemplo, uma pessoa que sempre quis abrir seu próprio negócio pode ir adiando esta idéia enquanto tiver um bom emprego. Da mesma forma, pessoas sem o perfil empreendedor não se imaginam liderando um negócio mesmo que não estejam satisfeitas com seu emprego.
Então, como você identifica se tem este perfil empreendedor? Não é complicado. Faça uma avaliação de suas atitudes ao longo de sua vida. Você fica pensando em idéias de negócios, imagina como seria ter sua própria empresa? Que atividades você realiza fora da vida profissional? Alguma delas é levada a sério ao ponto de poder se transformar em uma oportunidade de negócio? Durante a vida acadêmica, você aproveitou as oportunidades de realizar tarefas além das requeridas pela instituição?

Talvez você seja um empreendedor nato, mas não passou por uma situação que o fizesse pensar mais a fundo nisso. Se você tem esta dúvida, planeje começar algo em paralelo com seu emprego atual, para ver como se adapta à situação e como se sente com o fator adicional de risco.

Isso não quer dizer que uma pessoa que não nasceu empreendedora não pode tomar uma iniciativa própria nos negócios. Somente acontece que, nestes casos, o esforço de adaptação será muito maior. Empreender significa arriscar, superar barreiras por conta própria, e vencer o medo. O desenvolvimento de habilidades relacionadas ao empreendedorismo ajudará a pessoa a eliminar estas dificuldades e ganhar confiança.

É óbvio que as habilidades técnicas e gerenciais são essenciais para o sucesso de um negócio próprio. No entanto, tudo gira em torno da personalidade e atitude do empreendedor. Se o candidato a empresário não tem a mentalidade correta, correrá forte risco de tomar muitas decisões erradas.


Por: Luiz de Paiva  em: http://ogerente.com/empreendaja/2007/04/11/as-pessoas-nascem-empreendedoras/

Nenhum comentário: