Sejam Bem Vindos

Olá,
Fiquem a vontade para navegar no meu blog, temos aqui a finalidade é discutir questões relacionadas a Educação, Tecnologia, Religião, Política, Sociedade, Historia, Prática Pedagógica, Pedagogia Empresarial etc. Bem como manter o público atualizado sobre os eventos (cursos,seminários,congressos, amostras culturais etc) que acontecem na área de Educação e/ou tecnologia.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanço Espiritual

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. II Cor 13.5
“Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela”. Lucas 16.2
 “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. (Salmo 90.12)
"Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos"Salmos 26:2    

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos" Salmos 139:23          

"Esquadrinhemos os nossos caminhos" Lamentações 3:40
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. (1 Co.11. 31-32)
O SIGNIFICADO DE BALANÇO
No Comércio, balanço significa  quadro representativo do ativo e do passivo de uma empresa comercial, periodicamente apurados. Fazer um balanço, significa verificar a situação econômico-financeira de um fundo de comércio, com levantamento de lucros e perdas.
Nesta época do ano muitas lojas fecham para balanço, não apenas por uma exigência legal, mas porque disso dependem a permanência e a prosperidade do próprio negócio. Assim devemos fazer em nossa vida espiritual. Somos parceiros com Deus, e ele se alegra em que estejamos bem, mas que façamos uma  avaliação periodicamente.

Balanço Espiritual
Este é o tempo para uma sincera reflexão sobre o que fizemos ou deixamos de fazer no ano que está findando. Faça algumas perguntas para si mesmo: Como foi a minha história em 2011? Produzi frutos para a eternidade? Cresci na minha fé e na minha devoção a Deus? Tive crescente interesse no estudo da Bíblia? Busquei relacionamentos sadios e me esforcei na restauração de relacionamentos que tenham sido quebrados? Deixei mágoas e ressentimentos para trás e liberei perdão? Semeei a paz e a esperança, trazendo pessoas perdidas a Jesus? Meus irmãos na fé reconheceram em mim um servo apaixonado pela Igreja de Cristo e o seu Reino? Olhei para Cristo, seguindo seu exemplo de mansidão, humildade e completa dependência do Pai?

O apóstolo Paulo nos exortou: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos... E espero que saibam que nós não fomos reprovados”. (2 Co 13.5-6). Na presença de Deus, façamos uma avaliação de nossa vida espiritual, pedindo perdão pelas falhas cometidas, e renovando nosso desejo de sermos melhores cristãos em 2012, recebendo a aprovação de Deus.

Por. Pr. Isaias Soares

Nenhum comentário: