Sejam Bem Vindos

Olá,
Fiquem a vontade para navegar no meu blog, temos aqui a finalidade é discutir questões relacionadas a Educação, Tecnologia, Religião, Política, Sociedade, Historia, Prática Pedagógica, Pedagogia Empresarial etc. Bem como manter o público atualizado sobre os eventos (cursos,seminários,congressos, amostras culturais etc) que acontecem na área de Educação e/ou tecnologia.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Importância das Redes Sociais



A comunicação sempre esteve presente na vida do homem, mas foi evoluindo com o tempo e em cada época uma ferramenta diferente era utilizada, facilitando ainda mais esse processo. Antigamente as cartas eram enviadas por pombo-correio ou carteiros e demoravam vários dias para chegar ao destinatário. Com a chegada do telefone o processo foi acelerado, mas nem todos podiam utilizar, pois os preços de uma ligação eram altos, principalmente se o local era distante, como outro Estado ou país.

Atualmente o telefone passou a ser algo mais acessível para as pessoas, mas a internet revolucionou esse processo de comunicação fazendo com que as pessoas fiquem conectadas umas com as outras a milhões de quilômetros de distância.
No mundo globalizado, a internet assume um papel cada vez mais importante para cidadãos e empresas. As pessoas ganharam mais liberdade para emitirem opiniões e também influenciarem milhares de outras pessoas.
Sites como Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, fóruns, e-groups, instant messengers, wikis e sites de Sharing (YouTube, Flickr) são visitados diariamente por 2/3 da população global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as mídias sociais, e o tempo gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à média da internet, são utilizados por empresas e organizações para divulgarem produtos e serviços, além de estreitarem o relacionamento com os clientes.
As redes sociais como Orkut, Facebook e twitter permitem que as pessoas façam contato com outras do outro lado do mundo, fazendo com que haja uma interação e também aprendizado.

É possível arrumar um emprego ou matar a saudade de alguém que está morando ou passeando em outro país sem ter que pagar muito caro por isso. As redes sociais aumentam o círculo de amizade de um indivíduo, pois através dela é possível formar uma rede com seus amigos e com os amigos de seus amigos. Além disso, através das redes sociais é possível conhecer outras culturas e aprender a conviver com as diferenças.

As redes sociais podem operar em níveis diferentes, pois existem as redes de relacionamento e também as redes profissionais, por exemplo. O que elas têm em comum é o compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses em comum.

Os benefícios que trazem para a sociedade fazem com que o número de pessoas adeptas cresça vertiginosamente. Como exemplo, temos o Facebook no Brasil, que em 2010 teve um aumento de 258%, ultrapassando o Orkut que já é uma rede social consagrada no país e que agora começa a perder espaço. Mesmo que mudem os formatos ou o site as redes sociais continuarão existindo por mais um tempo, trazendo comodidade e agilidade para as pessoas.

Nenhum comentário: